sexta-feira, 21 de novembro de 2014

JOGO FECHE A CAIXA

Hoje aprendemos um novo jogo:
FECHE A CAIXA!!!
Este jogo foi inventado há muitos e muitos anos, por marinheiros da Normandia que queriam se divertir durante as travessias dos mares. Em cada porto que paravam, ensinavam as regras aos moradores do lugar. E assim ele ficou conhecido no mundo todo. O objetivo é fechar o maior número possível de casas e perder o mínimo de pontos em cada rodada.
MATERIAL: Caixa própria do jogo, 2 dados, lápis e papel para registro da pontuação.

FORMAÇÃO: Em duplas ou dois grupos 
DESENVOLVIMENTO: Cada jogador inicia com 45 vidas, que é a soma dos números 1, 2, 3... até 9. Esse número de vidas será diminuído a cada rodada.
O primeiro jogador lança os dados. O jogador terá então que fechar uma ou duas casas, de forma que o total obtido (numa casa ou na soma de duas casas) seja o mesmo que o número de pontos conseguidos nos dados. O mesmo jogador continua a lançar os dados até que o total de pontos feitos nos dados não permita mais fechar nenhuma combinação de casas. Então, o jogador deve somar os valores das casas que permaneceram abertas e tirar o total das 45 vidas que recebeu no início do jogo. O próximo jogador então inicia sua participação e repete o procedimento. 
Quando o número de pontos de uma rodada resultar maior que o número de vidas restantes, o jogador é eliminado da partida.
Quando as casas 7, 8 e 9 estiverem fechadas, o jogador escolhe se quer continuar jogando com um ou com dois dados. 









VARIAÇÃO: Para facilitar a aplicação do jogo na sala de aula, ele poderá ser realizado em dois grupos, com algumas crianças segurando cartazes numerados de 1 a 9. 








O jogo teve ótima aceitação por parte dos alunos. Apesar de ter um aluno envolvido na jogada cada vez, todos fazem o cálculo mental e analisam a jogada do colega. A intervenção do professor, principalmente nas últimas jogadas, deverá ser no sentido de fazer o aluno antecipar quais dados serão necessários para fechar todos os números da caixa. A aleatoriedade, trazida pelo uso dos dados, traz presente a torcida, a esperança e a frustração, permitindo ao professor explorar, após o jogo sentimentos importantes e alguns conteúdos atitudinais.

E você, quer jogar??
Clique aqui:
http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?201_caixa.swf

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