quarta-feira, 19 de março de 2014

LEMBRANÇAS E HISTÓRIAS DE FAMÍLIA

Uma tarde muito especial!!!! Assim foi nossa aula de hoje...
 
Como tema de casa, fizemos uma breve pesquisa sobre a história da nossa família e sobre objetos e lembranças de família.
E hoje, foi o dia de socializar!!!
Veja os objetos que foram trazidos...
As histórias contadas foram encantadoras... e reveladoras... APRECIE...
 
MINHA ORIGEM - AMANDA
Meus avôs são de Erval Seco. Meus pais também. Minha família é de origem indígena. A minha "bisa", vó do meu pai era índia pura.
Meu pai e minha mãe se casaram há 15 anos e depois de 5 anos eu nasci.
Moravam aqui em Panambi. Eu sou natural daqui.
Atualmente, os pais do meu pai moram em Erval Seco. Os pais da minha mãe moram em Júlio de Castilhos.
Depois que eu nasci, minha família foi morar com meus avôs em Júlio de Castilhos, os pais da minha mãe. Mas quando descobriram que eu não ouvia, que eu era especial, resolveram voltar ara eu estudar aqui.
Esta é a minha história e origem!
 
HISTÓRIA DA FAMÍLIA DA BRUNA
Hoje vou contar um pouco da minha história, da história da minha família.
Minha mãe é natural de Três Passos. Sua origem é alemã e italiana.
Meu pai é natural de Panambi. Ele é de origem alemã.
Nós moramos na Linha Morengaba.
Na minha casa, somos entre 4 pessoas: papai, mamãe, meu irmão e eu.
Todas as manhãs, todos nós saímos bem cedo para irmos para a empresa da nossa família. Papai, mamãe e meu irmão trabalham lá o dia todo. Depois, meu irmão vai para o Colégio Poncho Verde.
Eu, pela manhã, brinco, olho filme, faço os deveres e ajudo minha mãe. Depois vou para a Escola.
Nós voltamos para casa quase sempre entre 19 e 21 horas.
E assim é o nosso dia a dia!
 
HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA - CAMILLY
Meu pai conta que meus bisavôs eram de Panambi. Foram ainda crianças para o interior de Palmeira das Missões.
No tempo antigo, todo mundo fala que não tinha nada a ver com o que vivemos hoje. Para ir à escola, caminhavam por horas, com os pés descalços e os materiais eram levados em uma sacola plástica. Também não tinha, como dizia a bisa, "gulodices", que são os doces que hoje comemos. Costumavam comer melado, bolacha pintada, batata doce assada e outros.
Meu pai também conta que o avô dele gostava muito de usar bombacha e que, quando ele faleceu, deixou para ele uma bombacha que ele gostava muito. Até hoje meu pai tem ela guardada de lembrança de uma época que não volta mais, mas que pode ser contada a filhos, netos...
Essa história foi relembrada pelo meu pai, que acabou vivendo um pouco disso tudo!
 
MINHA HISTÓRIA - EDUARDO
Bom, minha história começa assim: Meu nome é Eduardo e tenho 8 anos. A minha origem é alemã e bugre. Nasci na cidade de Horizontina. Em Horizontina moram meus avôs e meus bisavôs, que eu amo muito.
De Horizontina, fui morar em Crissiumal. Tinha muitos amigos lá, até que meu pai e minha mãe resolveram vir morar em Panambi. Por um lado foi bom, porque conheci amigos novos. Por outro lado, fiquei muito triste, porque tive que dar meu cachorro Max.
Bom, vamos falar de coisas boas! Estou adorando muito a minha Escola!
Na minha casa mora eu, minha mãe e meu pai. Somos muito felizes!
 
HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA - FELIPE
Meu pai chama-se Edson Mantey. Nasceu em Santo Ângelo, no dia 13 de janeiro de 1970. Tem origem alemã. Trabalha na Metalsaur.
Minha mãe chama-se Jaqueline Gayer Mantey. Nasceu em Santo Ângelo no dia 16 de maio de 1966. Trabalha em casa e tem origem brasileira.
Eu também nasci em Santo Ângelo, no dia 31 de julho de 2004, no Hospital Santo Ângelo, num sábado, às 8 horas da manhã, com 2,460 kg e 48 cm.
Logo que nasci, viemos morar em Panambi. Eu, meu pai e minha mãe moramos no Bairro Arco-Íris, na rua Canoas.
Comecei a estudar na escolinha Bem-me-quer, do Bairro Piratini. Depois, comecei o Ensino Fundamental na EMEF Princesa Isabel, onde estou até hoje.
 
A MINHA FAMÍLIA - GUSTAVO
Oi! O meu nome é Gustavo. Eu estou aqui para contar a minha história.
Meus pais são de origem portuguesa.
Eu moro desde pequeno aqui em Panambi. Meus pais moravam em Palmeira das Missões.
Meu pai trabalha na AVIPAN e minha madrasta trabalha de vigilante. Um irmão meu estuda na Escola Princesa Isabel, outros dois estudam no Poncho Verde e uma irmã, no Adolfo Kepler.
Eu moro na Avenida Presidente Kennedy.
É assim a minha história! É meio bagunçada, mas é assim!
 
MINHA HISTÓRIA - JULIA
Me chamo Julia. A origem da minha família é brasileira dos lado de meu pai e da minha mãe.
Minha mãe veio da cidade de Sapiranga e o meu pai nasceu em Palmeira das Missões. Eu e minha irmã nascemos aqui em Panambi.
Na minha casa mora eu, meu pai, minha mãe e minha irmã.
O meu pai trabalha na Padaria Sorvebel. Minha irmã estuda na EMEI Gente Miúda. Minha mãe é dona de casa e faz fisioterapia diariamente.
Eu e minha família moramos no Bairro João Armindo Stahlhöfer.
Essa é minha história!
 
 MINHA HISTÓRIA - LUCKY
O pai da minha avó que é mãe do meu pai, contava pro meu pai que a minha bisavó, mãe da minha avó, veio da Turquia morar no Brasil. A mãe dessa bisavó nós não sabemos a origem. Então temos descendência da origem turca por parte do meu pai.
Da parte da minha mãe, a minha avó falou que a mãe dela, minha bisavó, é alemã, veio da Alemanha, e conheceu meu bisavô que é brasileiro.
Hoje, eu trouxe de lembrança o relógio do meu avô, pai da minha mãe, que está sendo guardado, como lembrança do nosso bisavô.
 
HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA - LUIZ AFONSO
A minha família tem origem italiana e alemã.
Nós morávamos em Santo Augusto.
Minha mãe é decoradora e meu pai trabalha na CORSAN.
Hoje nós moramos no Bairro Erica: eu, meu pai, minha mãe e meu mano.
 
HISTÓRIA DEFAMÍLIA - MARIANA
Eu me chamo Ângela, sou a mãe da Mariana. Sou brasileira, natural de Porto Alegre. Vim para a cidade de Panambi para construir um futuro melhor para minha família.
Meu marido é aposentado e eu trabalho no Restaurante Moinho Velho.
Moramos na rua Laudelino Ribas Alves.
 
MINHA HISTÓRIA - MIQUÉIAS
Vou começar a contar a história dos pais do Miquéias. O nome do pai é Cristian Schmidt. O nome da mãe é Nelci Alles Schmidt. Nasceram no Município de Erval Seco, no interior de Vista Gaúcha.
Os avós do Miquéias, de ambas as partes, são de origem alemã.
No ano de 2001, a família veio morar no Município de Panambi, no Bairro Zona Norte. Atualmente, a família mora no Bairro Erica.
Os pais trabalham com pinturas e construções.
O Miquéias nasceu em Panambi, no dia 3 de abril de 2004.
 
HISTÓRIA DO NICOLAS
O Nicolas é alemão e russo, por parte de pai. Os avôs paternos ele não conheceu. A avó faleceu antes dele nascer. A avó de origem russa, Edi, ele conhece e convive. Moram na linha Mambuca, em Condor.
Os avôs maternos são brasileiros e moram em Caibi / SC.
O Nicolas estudou na Mambuca, Castelo Branco, Agostinha Dill, Amor Perfeito e Princesa Isabel.
A mãe do Nicolas veio morar em Panambi com 6 anos, em uma fazenda. Depois se mudou para Condor. Ela casou com o pai do Nicolas e tiveram também outras duas filhas: Fabíula e Taís. Depois se separaram.
A mãe casou novamente e então nasceu a Rayssa.
Minha mãe estudou Pedagogia, mas trancou a faculdade. Meu pai é agricultor, assim como meus avós são.
Este é um resumo da minha história. Sou Nicolas Ramas Wendland, tenho 8 anos e moro no Bairro Erica.
 
HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA
Eu, Nikolas, nasci em Panambi. Minha mãe Adriane nasceu em Santo Augusto e meu pai Cristiano nasceu em Panambi.
Minha mãe é descendente de alemães e portugueses, pois minha bisavó era alemã e meu bisavô era português.
Meu pai é descendente de portugueses, pois minha bisavó era filha de um português. Meu pai é descendente de Chico Saleiro
Então, tenho origem portuguesa e alemã.
Eu, meu pai e minha mãe moramos no bairro Piratini. Os dois trabalham para a Prefeitura e eu estudo na Escola Princesa Isabel.
 
MINHA HISTÓRIA - VITÓRIA GABRIELE
Eu, Vitória Gabriele Marchesan, sou de origem de avós maternos italianos. Nasci em Panambi. Meus pais também nasceram aqui no Rio Grande do Sul, na cidade de Palmeira das Missões. Minha avó materna é brasileira.
Passei pouco tempo com meus avôs, mas minha mãe conta que a bisavó fazia polenta numa panela de ferro, no fogão a lenha. Fazia também "radite" e "fortalha".
Hoje moro com minha mãe e com meus 3 irmãos. Estudamos na EMEF Princesa Isabel. Minha mãe trabalha na Escola Estadual Pindorama. É ela que governa, atribui tarefas e nos cuida.
Mamãe tenta nos relembrar costumes de antigamente e diz que devem ser lembrados os bisavôs, avôs e pais, pois devemos valorizá-los nos dias de hoje.
 
HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA - PROFª MARIELLI
 Meu nome é Marielli Costa Beber e tenho 39 anos.
Eu, meus pais e minhas duas irmãs moramos em Panambi desde o ano de 1982. Viemos do Município de Condor quando eu tinha apenas 7 anos de idade.
Minha família é de origem italiana. Meus bisavôs vieram da Itália, no tempo da imigração. O povo italiano é conhecido por ser alegre, divertido e comunicativo. Gostam muito de dançar, cantar, conversar e fazer festas. Falam alto, geralmente gesticulando com as mãos, e adoram reunir a família para os tradicionais almoços de domingo. Os pratos típicos são as massas como, por exemplo, nhoque, ravióli, capeletti, canelone e lasanha. A polenta também faz parte da culinária italiana.
Tenho uma filha de 22 anos de idade, que mora em Curitiba. Tenho também 2 sobrinhos e 2 sobrinhas.
Minha família gosta muito de reunir-se semanalmente para tomar chimarrão e contar as novidades. Também gostamos de comemorar juntos os aniversários, a Páscoa, o Natal e o Ano Novo.
Sou professora, formada pela Universidade de Cruz Alta e trabalho em escolas da rede Municipal de Panambi.
Atualmente, moro no Bairro Erica.
  
UM POUCO DE MIM - INTÉRPRETE LUCIA
Sou Lucia Oliveira de Andrade, tenho 39 anos, sou filha de Neusa Medeiros de Oliveira e Plínio Feltrim de Oliveira (já falecido). Tenho um casal de irmãos, sou casada há 22 anos com Sérgio de Andrade e dessa união temos um filho, que amamos muito, Murilo Oliveira de Andrade.
Sou uma pessoa que prezo muito minha família, adoro estar com eles, e uma das formas que possibilita essa convivência familiar é a tradição gaúcha. Sou tradicionalista de berço, aprendi o amor pela nossa cultura com os meus pais, pessoas simples e sem luxo, mas que me ensinaram desde cedo, que só se sabe para onde vai quem sabe de onde vem. E esse é um dos ensinamentos que desejo que meu filho leve para sua vida.
Minha mãe, uma mulher a frente do seu tempo, professora, com personalidade forte, corajosa, lutadora, principalmente pelos menos favorecidos. Ela nos ensinou, desde cedo que é muito mais importante o ser do que o ter. Meu pai, pequeno agricultor, mas com um coração enorme. Ele, com um jeito sensível, atento ao modo de ser cada pessoa, nos ensinava por dizeres, cito: “não tem ruim que não tenha serventia”, “burro calado passa por advogado”, “se não consegue fazer o bem, não prejudique ninguém”, ditados esses que mostraram valores básicos para nós, seus filhos viver em sociedade.
Atribuo minha opção profissional ao modelo de família que tive, pois precisamos vencer os obstáculos pelo caminho do amor e compreensão. Amo meu trabalho, sou muito feliz naquilo que faço e agradeço a Deus diariamente pela vida que tenho.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo lindo trabalho Profe Marielli!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio e por estar sempre conferindo nossas produções!!
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir